Em Exibição nos Cinemas

Críticas

Crítica - Joy: O Nome do Sucesso



No mundo do cinema certas parcerias parecem que foram feitas para darem certo, como é o caso de Martin Scorsese e Leonardo Di Caprio, Steven Spilberg e Tom Hanks e agora a mais nova parceria é entre o diretor David O. Russell e a atriz sensação, Jeniffer Lawrence. Depois de conquistarem a crítica e o público em O Lado Bom da Vida e também em Trapaça, a dupla chega ao seu terceiro filme: Joy – O Nome do Sucesso. 


O longa, conta a história real da inventora americana Joy Mangano (Lawrence). Filha de pais separados, Rudy (Robert De Niro) e Terry (Virginia Madsen), divorciada e mãe de três crianças, Mangano se vê sem perspectiva de futuro, cheia de dívidas, e tendo que aturar uma família conturbada. É neste cenário que ela decide investir na sua ideia, o “Miracle Mop” (esfregão milagroso) em meados nos anos 90. Ela não sabia disso na época, mas seria responsável por mais de 100 patentes registradas e se consagraria como inventora e empresária de sucesso. 

David O. Russel sempre teve a capacidade de contar histórias sobre pessoas que estavam em seu limite máximo e que em um determinado momento conseguem encontrar a forma de dar a volta por cima. Aqui em seu novo longa não é diferente, mas ao em vez de termos diversos personagens em busca de uma novo oportunidade ou de um recomeço, a gente tem a corajosa e determinada mulher Joy. O diretor que também escreveu o longa tomou um rumo diferente para contar a história dela, quem alguma vez já assistiu a telefilmes sobre mulheres que conseguiram mudar de vida e assim inspirar outras pessoas, certamente vai encontrar nesse longa diversos elementos característicos desse gênero. 

 
Isso é ruim para o mais novo longa de O. Russel, acredito que não, pois o filme consegue ter mais empatia e ritmo que o seu arrastado Trapaça. Impossível não ter alguém dentro da sala de cinema que não fique torcendo pelo sucesso de nossa protagonista, pelo simples fato da simpatia de nossa protagonista e também pelo desempenho da atriz Jennifer Lawrence. 

 
O elenco do filme conta com três grande nomes que já haviam trabalhado com o diretor em outros longas: Jennifer Lawrence dando vida a nossa protagonista, Bradley Cooper como seu amigo e também a pessoa que apostou no talento de Joy e Robert De Niro, que vive o complicado e às vezes temperamental pai da jovem. Temos que começar dando o destaque para Jennifer Lawrence, que a cada trabalho que passa consegue se sair cada vez melhor. Está certo dizermos que ela sempre será a nossa Katniss mas ela tem o poder de ter feito uma personagem tão marcante mas que consegue em questão de minutos em seu outro filme apagar a lembrança, nem que seja pelo tempo que estivermos assistindo. Aqui não é diferente, não sei se conseguiríamos desenvolver uma simpatia tão grande com a personagem se fosse vivida por uma outra atriz. 

 
Bradley Cooper está presente no filme apenas como figuração, mesmo seu personagem tendo uma certa importância pro desenvolvimento da história enquanto que Rober De Niro, presente na maior parte do tempo do longa, consegue despertar o contrário no público. O pai da protagonista é irresponsável, explosivo além de nunca acreditar no potencial da filha mais nova. 

 
O restante do elenco tem os nomes de Virginia Madsen, dando vida a mãe da protagonista (ela rende diversos momentos hilários do longa, devido a sua obsessão as telenovelas), Isabella Rosellini, Édgar Ramírez e a atriz Diane Ladd, que dá vida a segunda personagem mais importante do longa, a avó de Joy, Mimi. Certamente ela levará você as lágrimas em determinado momento. 

 
Joy: O Nome do Sucesso é uma divertida, emocionante e encorajadora história de vida, que certamente irá inspirar a vida de homens e mulheres a nunca desistirem de seus sonhos. As duas horas de projeção conseguem ser muito mais bem aproveitadas que nos longas anteriores, Trapaça e O Lado Bom da Vida, já que tem uma história mais envolvente e de fácil apelo entre o público.

Nota: 8.5/10

About Marcelo Rodrigues

0 Comments:

Postar um comentário

Em Breve nos Cinemas

Tecnologia do Blogger.