Em Exibição nos Cinemas

Críticas

Crítica: Minha Mãe é uma Peça 2


Minha Mãe é uma Peça 2 é o tipo de sequência inevitável para o cinema brasileiro. O primeiro filme foi um grande sucesso de bilheteria quanto também de público que começava a abraçar as comédias de apelo mais popular que a indústria cinematográfica brasileira começava a desenvolver.


Repetindo as fórmulas de seu antecessor, a produção continua sendo carregada pela personagem central, a Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mãe extremamente protetora, que fala demais, muitas vezes mal-educada e intrometida. Mesmo que tudo isso soe como repetido, o público já está acostumado com a personagem. As falas, as situações praticamente locais, como o humor bastante escrachado que permeia até o final do longa, é o que garantem o seu lugar ao sol, mesmo que nesse caminho ele apresenta algumas falhas bastante evidentes.


Dona Hermínia é apresentadora de um programa televisivo, reside num apartamento superlativo e degusta os sabores e usufrui dos prazeres de ser membro da classe média emergente, ou novos ricos, como queiram. Por conta deste novo lugar de fala, os estereótipos de pobreza, que em nosso cinema, geralmente usam e abusam de elementos kitsch, deram espaço para os estereótipos do público classe A, com ambientes cleans. Em suma, a sofisticação colocou a simplicidade para escanteio, numa espécie de evolução da linguagem.


O grande problema do longa é exatamente esse. Ele conseguiu evoluir visualmente, mas seus personagens continuam carregando a mesma carga dramática do primeiro filme, ou melhor, a ausência dela. Paulo Gustavo continua fazendo um enorme esforço, ele é talentoso e tem o timing perfeito para esse tipo de comédia. 


Talvez o grande problema é a quantidade de personagens e situações que prejudicam o arco dramático do filme e transformam ele em um amontado de esquetes.



Minha Mãe é uma Peça 2 é um bom filme mesmo apresentando algumas falhas ao longo de seu caminho. O seu saldo final é positivo, graças do carisma e o talento de Paulo Gustavo e sim, podemos esperar um novo filme daqui a dois anos, afinal o público sempre apoia esse tipo de roteiro.

Nota: 7.5/10

About Marcelo Rodrigues

0 Comments:

Postar um comentário

Em Breve nos Cinemas

Tecnologia do Blogger.