Em Exibição nos Cinemas

Críticas

Crítica: A Incrível Jornada de Jacqueline


Fazer um road movie é talvez um dos gêneros mais complicados no cinema, afinal sempre existe o risco de cair na mesmice porém algumas vezes somos surpreendidos por algo realmente divertido e diferente de tudo que já pensamos em assistir. Isso acontece nessa doce e delicada comédia dramática, A Incrível Jornada de Jacqueline.


Fatah é um humilde fazendeiro argeliano que a anos sonha em levar sua (bem cuidada) vaca Jacqueline para competir na grande feira de agricultura que acontece em Paris, e eis que seu sonho está prestes a acontecer quando recebe o convite para participar do evento, o único problema é que a feira não banca a viagem dos competidores e Fatah terá que arranjar um modo de chegar até Paris. Com falta de dinheiro ele faz a primeira parte de barco até Marselha, e de lá até Paris resolve ir a pé e nesse trajeto ele conhece pessoas e vive situações que tornará sua viagem inesquecível.

 
O diretor e roteirista, Mohamed Hamidi, consegue criar uma fábula rural para essa história , onde temos um personagem carismático, Farrah, e seu sonho, acabam caindo na graça do público e assim conquistando a todos. Não podemos esquecer que o público tanto brasileiro quanto estrangeiro não resiste aos encantos de um animal, nesse casso, uma vaca.

 
Por mais que o tom escolhido para narrar a história seja leve e divertido, alguns temas mais sérios surgem para dar esse contraste no longa: Imigração, o choque cultural e de forma um pouco mais evidente a globalização através do acesso à internet.

 
É interessante ver que o roteiro conseguiu explorar bem esse ponto da internet, onde em um determinado momento o nosso personagem acaba se tornando uma verdadeira celebridade da internet, depois de um de seus vários momentos da jornada caírem na rede.

 
O destaque positivo vai também para o seu elenco que se saí muito bem. O destaque vai para Fatsah Bouyahmed, que interpreta nosso protagonista, ele compõe o personagem de uma maneira tão inocente, tão pura e sutil, que em momento algum ele perde aquele timming cômico. Afinal o seu personagem era muito fácil de cair no caricato, mas a maneira escolhida pelo ator de compor o personagem, acaba conquistando a plateia de cara.

 
Se você é do tipo de pessoa que está procurando novos ares para comédia, certamente irá se encantar por A Incrível Jornada de Jacqueline. Além de trazer uma história encantadora e simpática, você certamente irá encontrar um produto bem diferente das últimas comédias hollywoodianas.

Nota: 8.0/10

About Marcelo Rodrigues

0 Comments:

Postar um comentário

Em Breve nos Cinemas

Tecnologia do Blogger.